sexta-feira, 6 de março de 2009

312 RECORDANDO.....

CARNAVAL EM PENELA, FEVEREIRO DE 1928.
Ao meio e em pé o PAI Manuel Rafael, deitado com guitarra Henrique dos Reis(pai da Maria Alice e avô do Henrique Manuel) ao meio sentados-lado esquerdo- Zé Simões(padrinho de baptizado do Fernando) e do lado direito- Carlos Valentim(?)

Arquivo: Paulo Rafael

quarta-feira, 4 de março de 2009

311 Filho ilustre do Concelho de Penela

Foi MESTRE PRESTIGIADO da Universidade de Coimbra e um dos valores mais marcantes do Concelho de Penela.
Nasceu no PASTOR( localidade entre Penela e Espinhal) em 25 de Outubro de 1913.Formou-se em Medicina e exerceu (clinica na Vila do Espinhal) e depois formou-se também em Letras.
Foi Assistente da Faculdade de Medicina e doutourou-se com a elevada classificação de 19 valores.
A sua tese de doutaramento-"A CRISE NACIONAL NOS FINS DO SÉC.XIV-A SUCESSÃO DE D. FERNANDO", foi considerada um dos trabalhos mais notáveis, escritos sobre a História de Portugal nas ´´ultimas décadas.
À TESE de Licenciatura " A Batalha de Trancoso" foi atribuido o "Prémio Alexandre Herculano".
Fez trabalhos de investigação em Salamanca, Madrid, Paris e Lille.
Escreveu ainda, além de outras, as seguintes obras:"Ladeia e Ladera-Subsídios para o Estudo do Feito de Ourique", "António Nobre e a Paisagem de Coimbra", Eça de Queiróz, Falsificador?", " Notícia Histórica da Cirurgia de Coimbra", "Rabaçal- A Terra e o Homem", "PENELA- Apontamentos Históricos"etc.
Foi colaborador em várias revistas e foi sócio da Associação dos Aiqueólogos Portugueses.

segunda-feira, 2 de março de 2009

311 Filho ilustre do concelho de Penela, nascido na VILA DO ESPINHAL

Magistrado, escritor, dramaturgo, jornalista e acima de tudo, humorista, Luis de Oliveira Guimarães, nascido em 1900 e falecido em 1998, acompanhou um século particularmente conturbado, retratando-o com espirito cintilante.
Amante da ruralidade portuguesa e frequentador assíduo dos bastidores intelectuais dos centros urbanos, privou com os vultos mais marcantes dessa época e soube traduzir, nas suas inumeras crónicas, conferências e livros, quer a singeleza da cultura tradicional portuguesa
, quer o fino espirito dos intelectuais do seu tempo.(texto de Paula Oliveira Guimarães).
Homem das letras e do teatro, homem do Direito, era Senhor de um humor saudável e inconfundível, comunicador de incontestado mérito, conferencista de talento, autor de inúmeras obras literárias e de dramatugia e orgulhoso da sua terra, nascido na VILA DO ESPINHAL.
"Não. Eu eu não nasci no Chiado. Não nasci sequer em Lisboa. Os meus olhos abriram-se para o mundo numa aldeia(hoje Vila), situada a três dezenas de quilómetros de Coimbra...A terra onde nasci chama-se Espinhal"
Quinta do Castelo-Espinhal-Penela.
Texto de Dr Mário Nunes