terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

BOTA CANSADA- CAMINHADA NO CONCELHO DE PENELA- TERRAS DE SICÓ

Boa tarde, car@s companheir@s de caminhadas


Uma vez realizado já o percurso de reconhecimento, o projeto do dia fica como se segue:
ROTA:
Percurso linear de 13 Kms +- pela parte central da Serra de Sicó, com partida da Nacional, na entrada para o Castelo do Germanelo ( 40° 1'55.12"N e 8°25'48.28"W, anexo foto) - Castelo - S. Sebastião - subida ao Monte de Vez (matabicho) - Lagoa de S. Sebastião - Póvoa e chegada às instalações do CISED, onde nos espera o almoço. O piso é sempre em pé assente de estradão (90%) ou asfalto (menos de 10%). Na subida e descida ao castelo deveremos ter algum cuidado com o piso rolante e deslizante.
Chegados ao Cised, enquanto se ultimas as hostilidades, teremos pelo menos 2 carros para transportar os motoristas ao ponto inicial (+- 15 minutos) a fim de levarem os carros para o local e não estarmos preocupados com isso depois de almoço.
ENCONTRO EM COIMBRA (Local e Hora)
Parque de estacionamento junto à cervejaria e ao memorial de Pedro e Inês, nas Lajes. A hora será às 8.15 para sairmos mesmo às 8.30 (anexo foto) e coordenadas 40°11'50.48"N   8°25'54.14"W. Lá estudaremos as hipóteses de boleia, para não levarmos muitos carros. Para quem vem do Porto, deve sair em Condeixa, e seguir a estrada de Tomar-Penela e, um pouco antes de Penela, depois de Santo Amaro, virar à direita, onde está indicado 'Castelo de Germanelo'. Uns 2 Kms à frente encontra o local para deixar as 'biaturas'. O início da caminhada será às 9h e 9 minutos De Coimbra ao ponto de início são menos de 30 minutos.
LOGÍSTICA:
As refeições serão nos modelos habituais, em locais abrigados do vento e da chuva. O matabicho será no Monte de Vez, na cobertura da Comissão de Melhoramentos de S. Sebastião. Há lá uma casa de banho nova que foi espoliada de todas as partes metálicas, Mas tem os sanitários e nós providenciamos para que funcione com água e tudo.(mas sem porta.colocamos uma cortina....) Como o matabicho acontecerá já para lá do meio do percurso, em S. Sebastião distribuiremos fruta para ajudar na subida de Monte de Vez. O almoço será nas instalações do CISED - Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça. http://www.cm-penela.pt/cised.php, abrigados e quentinhos, com todo o conforto. Cada pessoa só necessita de levar a sua garrafinha de água, como é costume e, tendo, o kit de prato, copo e talher, também como é costume. Mas quem não tiver, não se preocupe, pois há sempre material descartável disponível.
Roupa: já sabem, bom agasalho, luvas e gorro ou chapéu. Esteja chuva ou não, levem os impermeáveis, por causa do vento.
Outras: Bastão de caminhda, para quem quiser, máquina fotográfica e outras coisas que funcionam a pilha ou bateria... (envio tb em anexo 2 ficheiros para GPS). Levar também alegria e boa disposição, que nunca é demais e podem partilhar....
PREÇO: o habitual: 10 euros adulto e 5 euroscriança.
Aguardamos os vossos contactos com 'sins' ou 'nãos' e o número de pessoas que vão...(porque a minha vida não é isto....)


Um toque de Bota para tod@s


Antonino


Grupo de Danças e Cantares dos CTT de Coimbra, acuando em 1988 no MONTE DE VEZ- PENELA....Junto à Capela do Monte de Vez!
...naquela altura só existia mesmo só a Capela e o mato tinha ardido há pouco tempo!!!

MONTE DO GERMANELO

Ver Mais AQUI