sexta-feira, 22 de maio de 2009

350 PENELA NÃO PÁRA....

Antevisão como vai ficar o PARQUE DE ÁGUAS ROMANAS, junto ao Pavilhão Multiusos!
Mais uma excelente iniciativa da Câmara liderada pelo amigo Engº Paulo Júlio!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

349 O CHÍCHARO


CHÍCHARO
Praticamente desaparecido do léxico gastronómico português desde a década de quarenta, o chícharo está de volta. E em boa hora, diga-se, pois esta leguminosa muito semelhante em aspecto ao tremoço, de cultivo fácil, extremamente nutritiva e de paladar suave, conjuga-se às mil maravilhas, isolada ou em conjunto, com uma miríade de sabores tão díspares como os que vão da petinga e do peixe do rio aos enchidos, do bacalhau ao entrecosto e ao cabrito, da sopa às migas, das tartes ao pudim, sem esquecer, obviamente, o licor.É uma leguminosa cultivada nas TERRAS DE SICÓ de que PENELA faz parte

terça-feira, 19 de maio de 2009

348 Assalto ao Castelo na Rota da Vitela...cidade da Maia

O que são ROTAS?
Pois Rotas são pequenas réplicas do Encontro de Gerações, realizado no Bairro Norton de Matos em Outuvro de 2008, e que vão dando para aprofundar as amizades reencontradas ao fim de longos anos e também entre amizades que se criaram nesse Encontro!
Assim umas maiores outras de menor dimensão, como a ROTA DAS ENGUIAS em Vagos, a ROTA DA LAMPREIA em Penecova, a Rota da Vitela(agora aqui em foco) e até em simples almoços convívios, como foi em Mira, como foi no Restaurante D. Sesnando em Penela, nos Restaurantes Lusitânia e D.DuarteII em Coimbra e todos os domingos na já indispensável "BICA" no café Sambaia!
Segue-se já no dia 13 de Junho a ROTA DA SARDINHA em Quiaios...e muito provàvelmente a ROTA DO CHÍCHARO" em PENELA(em estudo), e que serve também para assinalar o 1º ANIVERSÁRIO DO ENCONTRO DE GERAÇÕES!

A vitela além de ter sido "comida" também participou na festa com um bom osso a fazer de microfone...

...e porque o meu "Sonotone" ficou semk pilhas. forneceu um osso apropriado para ouvir as conversas...

...as Rosas para as "Madames" já foram todas distribuídas...a pedido da anfitriâ Laura Sarmento...


...MISS Surpresa ía partindo pela espinha!!!!


...o meu companheiro de cena...o inimitável Tó Ferrão!


a Infanta Olinda com amigos...


A consorte e Infanta Olinda durante o almoço...


...e aqui com dois amigos do Bairro..