domingo, 26 de setembro de 2010

489 FEIRA DAS NOZES EM PENELA


Feira de São Miguel - XVIII FAGRIP
1433 marca o ano em que a Feira de São Miguel - mais conhecida por Feira das Nozes - foi criada por ordem de D. Duarte, em resposta a um pedido do seu irmão D. Pedro.

Feira de São Miguel - XVIII FAGRIP
24/09/2010 a 29/09/2010

As Festas do Concelho de Penela, com a ancestral Feira de São Miguel (Feira das Nozes) e a contemporânea FAGRIP - Feira Agrícola, Comercial e Industrial, que decorrerão de 24 a 29 de Setembro próximos, constituem um momento único de afirmação da vitalidade social, económica e cultural do território de Penela.
A música, o teatro, a animação de rua, as exposições e a gastronomia com as tasquinhas e os produtos endógenos do concelho, como tema central, são os pratos fortes da programação.
Este ano a autarquia continua a aposta na inovação das Festas de São Miguel, tornando-as mais atractivas e mais dinâmicas...
Este ano aas Feira têm como novidade o associar a realização da V edição da Feira dos Produtos Endógenos e Gastronomia, como forma de preservação das tradições locais e de promoção do orgulho penelense nas suas tradições, na sua gastronomia, na sua riqueza etnográfica e na sua identidade cultural.
Os visitantes desta feira poderão ficar a conhecer não só os recursos naturais, culturais e económicos da região, como também desfrutar dos sabores do Sicó e do Pinhal Interior Norte, tais como o cabrito, o Azeite do Sicó, a aguardente de medronho, o vinho Terras de Sicó, o queijo DOP Rabaçal, o Mel DOP Serra da Lousã, a Broa Cumieira, o Chícharo - uma leguminosa de sequeiro e, obviamente, das tradicionais cebolas e da omnipresente noz.

Fonte:NET e Jornal Região de Penela