terça-feira, 15 de maio de 2007

33. Correndo riscos...a fotografar na rotunda!

SIM, lá estaremos(os que forem), mais os que lá irão ter:
Rafaeis, Mellos,Viriatos, Libanezes ,Gomesianos, Duros como Rochas, Elisabeteanos! Posted by Fernando

32. Homenagem

Não penseis, nobres irmãos de armas, que só de luta, força física, se valem as nossas hostes.

Quem é que, na retaguarda, espreita o perigo?
Quem previne epidemias?
Quem previne pandemias?
Quem não permite que a peste negra dizime os nossos soldados?
Dizi-me lá!...
Quem são as Florence Nightingale?
Quem cuida dos hospitais de campanha?
Quem promove campanhas de salubridade?
Quem impede capanhas doenças?
Quem analisa o Ph da água?
Quem controla a quantidade do vinho?
Quem vinha embora mais cedo?
Quem analisa os micróbios?
Quem detecta as pragas de mosquitos?

Uma sentida homenagem às nossas ANJAS da GUARDA do castelo de Penela, Pontes e arrabaldes!

Bem-hajam, Rainha Dona Adélia e Rainha Dona Belita!

31. O perigo


Vejam o estado em que ficam nossos nobres guerreiros no final da peleja! E mesmo assim não desistem! Não há dúvida de que Marco Bellini tinha razão: a diferença está na massa!

30. os treinos intensificam-se

Alguns membros do exército encontram-se já em intensos treinos para que sejamos, realmente, os primeiros a chegar! Força, valentes guerreiros! Reparem como até D. Paulo, que não irá participar este ano, ajuda nos treinos!

29. Parabéns à Infanta D. Carolina

Fernando disse...
Assim está melhor D. Santos, pois blogar é que é preciso! Já blogas como o carago!
Parabéns à Infanta Dona Carolina pela quadra que mandou!

28. D. Santos e Família enQUADRAm

Querida Prima Dona

Este vosso humilde e querido primo/irmão (consoante a percepção visual da pessoa que nos olha), ainda não entendeu como se pode participar nessa coisa que vós chamais de "blogue", deve ser algo que esses ingleses nos impingiram com o Tratado da Velha Aliança, mas adiante, o que eu quero é partilhar com contigo e com os demais Rafaéís, esse clã de intrepidos Beirões, a seguinte quadra, da autoria da mui ilustre Infanta Carolina, vossa prima em 2º Grau.

Vamos assaltar o CASTELO de PENELA
Pela escadaria do Senhor Prior
Pensando sempre nas PONTES
Iremos vestidos a rigor.


Espero ter contribuido para o acimentar da nossa valorosa missão com este modesto contributo, pois só "Ele" sabe quantos sacrifícios estão a ser feitos para pôr em marcha tão espinhosa aventura. Assim me despeço,soltando em plenos pulmões, aquele grito guerreiro... AO ATAQUE MEUS BRAVOS, O CASTELO É NOSSO...


D. Rui, "O Santos"

27. O treino do rei

A chegada de D. Mello está a ser preparada com muita pompa e circunstância!
(E a organização a pensar que não havia fugas de informação!)

Já repararam na poderosa arma que o rei traz ao pescoço? Tive oportunidade de lhe tomar o peso e nem imaginam o jeito que dá como arma de arremesso!!!

26. O poeta da corte



Reparem só na finura dos collants da Idade Média! É muito profissionalismo da organização...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

25. A Padeira de AljubaPontes


Adoptando a táctica do Nun'Álvares vai-nos ser imprescindível a presença da valente padeira de AljubaPontes. (Só não sabia que o Sr. António Sala, que se vê atrás da padeira, já vivia na Idade Média...)

24. Mais duas quadras!

Não correram no CASTELO
Não nasceram em PENELA
Não cultivaram as PONTES
Mas herdaram a costela
!




Do CASTELO de PENELA
As PONTES serão miragem?
As silvas bem sobressaem
Na bucólica paisagem.

Letita

23. A Cigana e o Parvo


Nem Gil Vicente retratou, de forma tão perfeita, estas duas personagens constantes dos seus autos!

22. O aguadeiro


Reparem bem nos pormenores pormenorizados do guarda-roupa e dos adereços. Reparem como até o cântaro foi conservado desde a Idade Média, tendo apenas alguns buraquitos! Parabéns à organização pela excelente recriação!

21. O Frade


Tivemos, também, a oportunidade de dar uma espreitadela a um dos ensaios do frade.

20. O malabarista


Os repórteres do "assalto ao castelo" conseguiram descobrir já o guarda-roupa e os adereços de alguns dos participantes!Veja-se o malabarista! Palavras para quê? É um artista português e usa pasta medicinal PONTES!

19. A desafiar-nos....


-Parte integrante da antiga linha defensiva do Mondego.
-Arcaboiço medieval mais amplo e robusto que subsistiu até aos nossos dias.
-Começou a ser construido no século XI.
-Arquitectura militar românica, gótica e manuelina.
-Tem duas portas-Sul-Oeste e Norte-Este a da traição ou dos campos.
-As muralhas ameadas, eram franqueadas por 12 torres.Actualmente já nem todas existem.
Mais pormenores no site da Câmara de Penela.

18. Poetas de meia tijela....

PENELA, PONTES e CASTELO
As três juntas aqui estão
Aceitem rápido o libelo
Puxem pela imaginação!


Nota do lírico: sai como autor "rafael", mas deve ler-se Fernando

17. Mais uma quadra!

Agora segue outra quadra respeitando as regras:

Rafaeis até PENELA
Ao seu CASTELO altaneiro
E na tomada das PONTES
Eles chegarão em primeiro.

Letita

16. Infanta Rafaella


A organização do Assalto ao Castelo descobriu uma fotografia na torre de menagem, que se crê retratar a nobre Infanta Rafaella quando era bébé.

15. Do alto do Castelo....

Foi muito perto do Castelo, pensando que as Pontes seriam o sustento de mais um, que em PENELA, A Isaura e o Manel fizeram o da direita, já pensando que mais tarde de um truca-truca, entre a esquerda a direita, nasceria a autora deste blogger, e que finalmente resultaria, de outro truca-truca com um Mello genuíno das nobres terras da Gândara, este caloiro, membro do mui nobre exécito dos "Rafaeis", que diga-se de passagem, hoje aliado da não menos famosa linhagem dos "Viriatos", passando pelos mui nobres e abastados senhoriais dos "Alvorges", também com a dura linhagem trasmontana e outros que por obras valorosas se váo pela lei da vida, aumentando ou pelo menos repondo tão ilustre e unida companhia! Avante que a vitória é nossa!PENELA ESPERA-NOS :UNIDOS ASSAlTAREMOS O CASTELO E DEITAREMOS UMAS LÁGRIMAS PELAS PONTES!

domingo, 13 de maio de 2007

14. Quadra aPAZiguadora

Nesta falange aguerrida
Vejo algo que me apraz.
No vosso arsenal bélico
Vai a OLIVEIRA da paz
.

Letita