sexta-feira, 18 de maio de 2007

53. Ó PENELA, PENELA

Ó PENELA, PENELA
Aí iremos cantando e rindo,
Enquanto no CASTELO "enfardamos" da mesma gamela...
As PONTES, ao luar, irão florindo...

Então, bem comidos e bebidos...
Em água de rosas as mãos embebidas
Marcharemos rumo ao CASTELO, içando a bandeira
Não obstante a nossa bebedeira...!!

infanta RAFAELLA

Elisabete: espero que estejas restabelecida e UCAL nunca mais!

52. UMA SOLUÇÃO...para as silvas...digo PONTES

Do CASTELO de PENELA
As PONTES são santuário
Seria uma boa acção
Oferecê-las ao vigário!

Das PONTES e seu CASTELO
Será legítimo herdeiro
De PENELA, o Infante,
Afonsito, o Primeiro!

Letita said

51. PONTO DA SITUAÇÃO

Já com a minha imaginação em estado de ruptura, sem fotos para ilustrar acontecimentos, aproveito para manifestar a minha admiração pela qualidade e criatividade dos bloguistas resistentes!
Duque Rocha, Infante Mello, Infanta Rafaela, D. Rui " O Santos", D. Melllo (mais um l não fica mal) das Nobres Terras da Gândara, Infanta D. Carolina, Letita, Fernandito, Ò Lindita, e claro a alma do dito "Assalto ao Castelo"!
NOTÍCIAS:
Sem blogar, a D. Rocha Rafaela, diz que depois da experiência do ano passado, onde assistiu e comprovou que viver na Idade Medieval, não se ajusta bem ao conceito higiénico que gosta de usufrir da sociedade dos tempos de hoje (principalmente a que disfruta na Fernando Namora), resolveu não se expôr a identica provação: comer com as mãos ainda vá, agora ter que lavar as ditas em águas de rosas, por onde passam " mãos criminosas, gordurosas, ranhosas, unhas com restos de papel higiénico, etc"., aí mais devagar...
É que logo haviam de recriar a feira medieval em vez das festanças no Palácio Real!
A fome que passou! Ainda se tivesse levado um iogurtezito!

Façamos votos que D. Elizabete Arrafaelada já esteja de saúde restabelecida, depois das "agradáveis horas" que passou nas urgências no rival hospital da Universidade! Eu sei D. Elizabete Arrafaelada: hospital há só um o dos Covões e mais nehum!
Devo dizer que só se apanham intoxicações alimentares, com comida sofistificada e em ambientes de pura higiene. Pois fique sabendo que isso é impossível no jantar medieval!Certificado pela ASAE! by Fernando

quinta-feira, 17 de maio de 2007

50. Mais Penela, pontes e castelo...

Tudo começou em PENELA,
há muito tempo atrás...
Coimbra foi o destino,
as PONTES ficaram para trás.

Com o assalto ao CASTELO,
este blog se criou...
E a imaginação dos Rafaéis
(mais uma vez) se mostrou!


Duque Rocha

PS: não posso deixar de destacar a fantástica rima da primeira quadra...

49. Ilusão

Tanto CASTELO, tantas PONTES
Tanto tesouro verdadeiro!
Depositei esperança em PENELA
E continuo sem dinheiro
!


Infante Mello

48. Comentário ao comentário

Comentou a Infanta:

Parabéns por tão digno e divertido blog. Ó Lindagraças à explicação telefónica do duque Rocha já consigo fazer comentários...! Sou uma nódoa "comoputa"...

Cara Infanta Rafaella:
Foi com enorme prazer que me apercebi de que já blogava, mesmo que só comentando...vai ver que, com o tempo, a nódoa vai desaparecer e não vai conseguir parar de computar!
Depois, devo felicitá-la pelo seu texto poético e sentido!
Uma vénia,
Infanta de 2ª geração,
gelamaria

47. Ceia do ano passado 5


A chegada da serva com fósforos Continente!

46. Ceia do ano passado 4


E o rei leu:



CAROS SÚBDITOS

COMO É DO VOSSO CONHECIMENTO, O NOSSO CASTELO ALTANEIRO VAI ACOLHER-VOS HOJE COM A RECEPÇÃO QUE TANTO MERECEIS.

DESDE QUE EM 1435 PISEI ESTE SOLO PELA PRIMEIRA VEZ E DISSE: “ BRAVOS GUERREIROS, JÁ TEMOS PÉ NELA! “ QUE A NOSSA VILA PERMANECE NOS NOSSOS CORAÇÕES, BEM COMO NOS DOS VOSSOS DESCENDENTES QUE, AINDA HOJE, TÃO FIÉIS PERMANECEM ÀS SUAS RAÍZES.


AQUELES QUE HOJE NÃO ESTÃO PRESENTES, DISSO ESTOU CERTO, TERÁ SIDO POR TOTAL IMPOSSIBILIDADE OU TÃO SOMENTE POR FALTA DE VONTADE OU DE RAÍZ, NADA MAIS.

E PORQUE DECIDISTE, NOBRE REI, CONVOCAR A NOSSA CORTE PARA HOJE? PERGUNTAREIS VÓS, FIÉIS SÚBDITOS…

QUE MELHOR MOTIVO QUE HOMENAGEAR A MAIS NOBRE FAMÍLIA, TÃO NOBRES PROPRIETÁRIOS DAS TERRAS OUTRORA E HOJE TÃO PRODUTIVAS COMO AS IMENSURÁVEIS PONTES?.

QUE MELHOR DATA PARA HOMENAGEAR, NÃO A 26, COMO A NATUREZA DECIDIU, NÃO A 28, COMO CONSTA DO ASSSENTO DE NASCIMENTO, MAS SIM A 27, BEM NO MEIO DA DATA (E DE VÓS) O NOSSO FIEL SÚBDITO, FERNANDO DE OLIVEIRA RAFAEL.

QUEM MAIS FALTOU À ESCOLA PARA SE ESCONDER NAS AMEIAS RECÔNDITAS DO NOSSO CASTELO?

QUEM MAIS DESVIOU PAUS DE FEIJOEIRO PARA CONSTRUIR UMAS MODESTAS BALIZAS, VENDO-SE OBRIGADO A ESCONDER-SE ATRÁS DE SÃO JOSÉ NO PRESÉPIO DA NOSSA CAPELA PARA FUGIR AOS ALGOZES QUE O PERSEGUIAM?

QUEM MAIS SUBIU Á TORRE MAIS ALTA DO CASTELO PARA ENTOAR “O PAULO NAMORA COM A MARIA ALICE”?

SERÁ ASSIM HOJE, COM UM BOLO ESPECIAL, MUITO ESPECIAL, PORQUE É MINÚSCULO E FEITO COM ADOÇANTE, QUE, ANTES DA ENTRADA TRIUNFAL DA VOSSA NOBRE FAMÍLIA NO NCASTELO, VAMOS ENTOAR ESSA MELODIA QUE SEMPRE CARACTERIZOU A NOSSA IDADE MÉDIA.

QUE ENTRE A NOSSA SERVA, POR NÓS ONTEM CAPTURADA AOS ÁRABES DURANTE A CEIA!
Oh senhor…PORQUE ME DAIS VÓS SEMPRE UMA SERVA QUE NADA SABE FAZER?

QUE SE CANTEM OS PARABÉNS!

45. Ceia do ano passado 3


A sentinela pede protecção divina

44. Ceia do ano passado 2


O aniversariante alvo dos paparazzi

43. Ceia do ano passado - o PubliCUzinho



42. PENELA, minha terra

PENELA, minha terra,
Que fada te fadou com tão lindo CASTELO?!
PENELA lembra a ovelha... a cabra...
Lembra os manos Rafaelitos...
Na pastorícia à volta do CASTELO...
Lembra a musica dos seus pífaros...
A encantar as cortesãs.. e os pardalitos...
Lembra as PONTES,revoltadas e curvadas aos pés dos montes...!!!

Infanta Rafaella

41. Uma outra perspectiva do treino


40. Mais um treino


39. Já há guardas no castelo


As nossas tropas já conseguiram infiltrar uma sentinela!

Ninguém vai entrar no castelo até ao dia D!

38. A alegria do Fernando


Vejam a alegria do Fernando por já blogarmos tão bem!!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

37. Mais versos ...(pois ainda não são muitos XD)

O poeta tentando versejar
Dedicando-o, não a D. Sebastião
Nem às terras de Além-Mar,
mas ao exército Coimbrão.

Às PONTES, às PONTES
Sobres as silvas, sobre os cardos
Ao CASTELO, ao CASTELO
Comer que nem uns "bardos".

Como mandam os fados
Já Camões versejava,
O CASTELO vamos conquistar
O de PENELA e não o de Tomar.

36. A dura realidade

Levaram-me até PENELA
Espraiei o olhar sobre os montes;
Pensei serem donos do CASTELO
Os nobres senhores das PONTES.

A família bem me avisou...
Mesmo assim casei com ela.
As PONTES são um silvado
E o CASTELO é de PENELA!

DOM MELLO DAS NOBRES TERRAS DA GÂNDARA

35. Nos tempos da minha escola, seria assim....

PONTES com cedência foral
Dos senhores do CASTELO
Amanho da terra, duro e belo
PENELA calejada, rural!


Ó
PONTES, nossas belas PONTES
Ai ó CASTELO altaneiro
Em redor verdejam teus montes
De PENELA, sou mensageiro!

Postado por Fernando

terça-feira, 15 de maio de 2007

34. Exercício de preparação...

Aqui vai uma foto de alguns dos guerreiros que integraram o exercício de preparação para o assalto ao castelo de Penela... mais de um mês antes deste grande evento, o vitorioso exército aventurou-se (com sucesso, diga-se de passagem...) na conquista da serra do Buçaco!!!
Aqui está a prova, a 547 metros de altitude:

Ausentes da batalha estiveram D.Mello e sua digníssima esposa (ausência motivada por uma derrocada na sua pedreira privativa...), ilustremente representados pelos seus descendentes e sempre em contacto permanente com as tropas no terreno.

Uma especial palavra de apreço ao Infante Mello, pela forma como resistiu ao feroz ataque lançado pelo inimigo, que, num acto de desespero e cobardia, abocanhou a perna do Infante de forma raivosa...

Duque Rocha