segunda-feira, 23 de novembro de 2009

405 Em Santo Tirso:Convívio na casa dos Amigos Ana e Henrique

SÁBADO 21 de NOVEMBRO de 2009

Foi um dia maravilhoso que este grupo de 20 amigos que partiram de Coimbra, passaram em terras de Santo Tirso, em casa dos amigos Henrique e Ana! De manhã lá partiu mais uma caminheta levando a bordo o Quito/São, Abilio/Zeca, Jorge Carvalho/Gina, Rafael/Celeste Maria, Carlos Viana/Olga Viana, Rui Felício, Tonito,Olguita Santos, Olinda, Teresa Lousada, Talinha, Lena Parreiral, a que se juntaram em Antuã o Alfredo/Daisy.À nossa espera estava preparada um recepção de estalo!Ana e Henrique vestidos com trajes minhotos e um "concertinista de talento interpretando conhecidos viras e chulas minhotos!Seguiu-se o almoço cujo prato principal foi uma valente feijoada, antecida por entradas de bolos de bacalhau, rissois, azeitonas retalhadas, etc,etc!Tudo regado com excelente "pinga", que mereceu do Tonito completa aprovação!Doces e mais doces, que para além dos da casa, as "madames" convidadas capricharam também em levar!Bom, depois foi um resto de tarde bem recheado de verdadeiros artistas!Muita música com concertina, cavaquinho, ferrinhos, tudo á moda do minho, cantaram-se e dançaram-se viras, chulas...e até ilusionismo, transmissão de pensamento:animação e muita alegria!Até meteu um coro de Pais Natal, interpretando uma canção de Natal!Comovente!O Alfredo Moreirinhas a todos encantou cantando e tocando alguns temas do seu "vasto reportório"Seguiu-se mais uma surpresa da tarde cultural com um magnifico grupo de Fados de Coimbra - duas guitarras e duas violas - e a excelente voz de Henrique!Um fado inédito e outros mais conhecidos, bem como baladas de Zeca Afonso!A Ana interpretou de seguida alguns fados, sendo que um em conjunto com uma das suas netas que nos encantaram a todos!Poesia também não faltou, pois num momento de muita ternura as netinhas do Henrique e da Ana,muito novinhas e com muito talento nos diliciaram recitando lindos versos!Deu para ver que é uma eFamilia,toda ela, "que nasceu para a música"Chegou a hora da partida!Nem todos os pormenores foram mencionados e alguns bem mereciam...então coro dos Pais Natal, Ai!Ai!Ao Quito e São uma palavra de agradecimento especial, pois que sendo amigos muitos especiais do Henrique e da Ana e que em conjunto nos proporcionaram esta jornada tão agradável! Pela minha parte e interpretando o mesmo sentimento de todos, agradecemos a este simpático casal,sua familia e amigos esta tarde maravilhosa que passamos em sua casa!O nosso muito obrigado !


Um aspesto da decoração da casa com motivos de Natal

Grupo de Fados de Coimbra a que o Henrique pertence

A Ana vestida de minhota e o Tocador de concertina, em mais um vira!

O coro dos Matulões, preparando a sua actuação!

.....será que se envergonharam e batem em retirada?

...em plena actuação....NATALÍCIA!
....Deu para rir à gargalhada! OLHEM PA ELAS!!!
...Não te encostes à parreira.....(foto do Casal Viana)
....nos braços do meu amor........(foto casal Viana)
...Ai agora é que eu me consolo!
(foto casal Viana)

Momento se silêncio...não vá a transmissão de pensamento ficar pelo caminho!!!
(foto do casal Viana)

BRILHANTE "A MÉDIUM" recebeu com sucesso a transmissão do "MÉDIUM"
Eram mesmo o laçarote!

... almoço....feijoada!!!
...mais feijoada!

Outro pormenor da decoração da casa com motivos natalícios!

Alfredo Moreirinhas e a sua viola...no tio Zé das ceroulas!

Maiss chulas e viras, agora acompanhados pelo Henrique.

...o cesto das oferendas ido de Coimbra, apresentado ao som de mais uma chula!

A Ana vestida a rigor de minhota rodipiando um vira!


Cesto de Romaria....

....com galinha.....

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

404 DO ASSALTO AO CASTELO PARA O AMIGO MÁRIO


A emoção foi demasiado forte para deixar aqui, logo na hora, o que me vai na alma sobre a morte do Mário!
Preferi tentar dormir um pouco e voltar passadas umas horas, mais calmo e refeito da primeira emoção!O Encontro de Gerações deu-me a oportunidade de conhecer e criar novas amizades com pessoas que depois se tornaram amigos fantásticos!Entre tantos outros o Mário Pinheiro de Almeida era um deles!Foi dos amigos que melhor interpretou a mensagem retirada do Encontro de Gerações!Reencontrar amigos e criar outras amizades.Ao longo deste ano e pouco sempre deu provas que a amizade não só se conserva, como ainda pode ser reforçada!E ele deu inúmeras provas disso!Passou incólume a situações mais delicadas de relacionamentos complicados entre amigos!Manteve sempre uma calma e uma postura que lhe permitiu conservar e reforçar o que de melhor tem a palavra amizade!Era sempre uma presença desejada!Inspirava tranquilidade!Era mesmo amigo!Todas as recordações que nos deixou são boas, mas a última tem uma marca muito forte...porque foi mesmo a última!E essa foi no domingo no Samambaia!A alegria com que nos presenteou com dois caixotes de produtos agrícolas que trouxe de Pinheiro de Lafões - castanhas, cogumelos, azevinho, louro, flores...E claro mais um almoço com os amigos!E depois vinha Vouzela...Como ele gostaria de nos reunirmos todos nesse Cozido...Fica a saudade!Até sempre querido amigo!



domingo, 1 de novembro de 2009

402 - LITERATURA DE CORDEL

O que é literatura de cordel
Literatura de Cordel é, como qualquer outra forma artística, uma manifestação cultural. Por meio da escrita são transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo — pelo próprio povo.
O nome de Cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos em barbantes, como roupas no varal.
foto e texto:Net

DE JORGE CASTRO – nome literário ORCA - no livro de Cordel “Odes no Brejo & Alguns Pecados” editado por - Apenas Livros Lda e Jorge Castro

Ó DE...?


ó de peito
ó de espanto
ó de pranto
ó de lamento

ode
se puderes
tanto
ó deleite de sereia
odemira
odisseia
ó-ó de cama lavada
odalisca ó de seio

ó da guarda
quem nos guarda
de uma ode sem recheio

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

401 - SOBE, SOBE JOÃO SOBE....

Não é preciso arregaçar as mangas da camisa....
Mostrar o "cabedal"

iniciar a fiscalização dos trabalhos nas "PONTES"....


....baixar para fotografar....e apanhou a mãe e avô!!!!!!!



terça-feira, 27 de outubro de 2009

400 LATADA - FESTA DAS LATAS DOS "CALOIROS" UNIVERSITÁRIOS DE COIMBRA




LATADA de Coimbra
As Latadas começaram no século XIX quando os estudantes exprimiam ruidosamente a sua alegria pelo termo do ano lectivo em Maio. Utilizavam para isso todos os objectos que produzissem barulho, nomeadamente latas.Nos anos 20, as Latadas ocorriam no final do ano lectivo, para remate das festas da Queima das Fitas. Foi a partir dos anos 50/60 que as Latadas passaram a ocorrer não no termo do ano lectivo mas sim no início, coincidindo com a abertura da Universidade, e a chegada da população escolar de férias, o que dava à cidade um clima eminentemente académico.«Depois da imposição das insígnias, organizava-se um cortejo por cada Faculdade, em dias diferentes. Após o reatamento das Tradições Académicas de Coimbra em 1979, passou-se a realizar apenas uma cerimónia de imposição de insígnias e um cortejo englobando todas a Faculdades. Esta alteração, em relação ao que se fazia nos anos 50/60, ficou a dever-se não só ao aumento do nºde estudantes, como também ao aumento do nºde Faculdades, o que tornava dificil a realização de latadas por Faculdades.Actualmente, os caloiros, incorporados no cortejo, vestem se consoante a fantasia pessoal ou com a batina do avesso, transportando cartazes com legendas de conteúdo crítico, alusivos à vida circulum-escolar e/ou nacional sem excluir a internacional. Os caloiros deverão seguir em duas filas paralelas, com os padrinhos (doutores da praxe) no meio que devem ter um comportamento digno de um estudante de Coimbra, dando o exemplo aos Caloiros que estão a iniciar-se na Praxe Académica. O espírito criativo e irreverente, característico do estudante da Universidade de Coimbra, deverá ter na latada um dos seus pontos altos.
têxto de Vitor Ramalho-Net

Um aspecto geral...
O sorrisos dizem tudo!

Sofia e mamã Isabel.

Um rabinho da abelhinha....

OLHA PA ELA!!!!!!!Tá linda!!!

Alguns colegas....

...e mais alguns....

OLHA P´RAS DUAS!!!!



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

399.Os Rafaéis no 1.º aniversário GEG (III)

Descubram as diferenças...

2009:
2008:

2009:
2008:
2009:
2008:


Mas atenção... também se trabalhou em 2009...PS: e ainda há o fotógrafo... mas não há fotografias do fotógrafo, uma vez que andava a fotografar... e há também a distribuidora dos sacos da C.M.Penela (Infanta Cláudia), que não foi fotografada a trabalhar...

domingo, 25 de outubro de 2009

398 -Mais uma linda fotografia e alguns testemunhos...

Foto:Tonito Dias "NEM DE NOITE NEM DE DIA"
(clicar sobre a imagem)

Alguns testemunhos sobre o 1º aniversário do Encontro de Gerações - Penela 17/10

Caro Sr. Fernando Rafael

É com satisfação que verifico que tudo correu bem, no passado sábado em Penela. Conforme lhe devem ter justificado, tratando-se do fim-de-semana a seguir às eleições, resolvi passar uns dias fora para recarregar baterias e desanuviar, uma vez que, desde início de Agosto que já não sabia o que era “parar um bocadinho”.
Espero que perceba…

Disponha sempre e utilize os vários locais de Penela e do Concelho, sempre que quiser.

Abraço amigo

Paulo Júlio
Presidente da Câmara Municipal de Penela
__________________________________

Olá Fernando e Celeste,Já passou quase uma semana e venho adiando esta msg: gostámos MUITO de estar convosco, só lamentamos não ter sabido a tempo, no ano passado, para também termos estado presentes.
------------------------

Fernando e Celeste
O dia 17 de Outubro foi de uma alegria tão intensa que em poucas horas senti que vivia décadas da minha vida.
Obrigado pelo vosso esforço e dedicação, que considero uma manifestação de puro altruísmo.
Bem hajam.
Pedro Soares
----------------------
Rafael,Fiquei muito satisfeito pelo que acabo de ler no blog do Cavalinhosobre a forma como se desenrolou o 2o GEG em Penela, pelo queaproveito para O felicitar assim como a Celeste Maria e pelos vistostambém à restante família, se bem que não a conheça.Não haja dúvidas que foi mais um êxito. Os meus sinceros parabéns.Um abraço,Chico
---------------------------
Fernando:Acredite que para mim e para a minha mãe foi uma tarde extraordinária. Você é exímio em, juntamente com a Celeste, não "brincar em serviço". Foram inexcedíveis na organização em todos os detalhes.Não tive oportunidade de lhe agradecer e de me despedir de si, só me despedi da Celeste, mas tive que sair mais cedo com a minha mãe.A Charamela esteve muito bem, foi divertidíssimo ( embora os tipos do som quase que estragavam o concerto! eh, eh, eh!)... assim como a comida , o vinho, as sobremesas , mas... sobretudo o convívio.Agora relaxe, descanse com a paz do dever bem cumprido e... comece a pensar na de 2010!Um abraço e muita gratidãoRui Pato
------------------
…..quero agradecer esta festa de aniversario fantástica em que td foi muito bom.

Bem haja aos dois!

Bjs Maria Teresa

----------------------------------Meus Amigos Fernando Rafael e Celeste,Sem querer desvalorizar os outros almoços em que participei ao longo do último ano, muitos deles com a indelével marca do vosso trabalho e organização, foi o almoço de sábado, em Penela, aquele em que melhor me senti. Talvez porque um ano após o GEG já existe agora um conhecimento pessoal mais aprofundado que então ainda não existia.Sempre se pode dizer que gostar-se mais ou gostar-se menos deste ou daquele almoço envolve forçosamente um juízo subjectivo. E é verdade!Às vezes, esse juízo resulta de pequenos pormenores que podem ser importantes para uns e ligeiros ou mesmo despercebidos para outros.É por isso que não quero justificar ou enunciar as razões que sustentam a minha felicidade de sábado.Porque essas razões não são importantes. São íntimas, pessoais...O que quero, isso sim, é dar-vos conta dessa minha alegria e juntar-me a todos aqueles que por certo não terão deixado de vos agradecer o empenho que colocaram, à custa de muito sacrifício e dispêndio do voso tempo, na realização sem falhas, deste almoço memorável.Tão perfeito que até a comida e o serviço estavam impecáveis!Que é onde às vezes as coisas falham, quando se trata de convivios com a dimensão deste...Honro-me de poder contar-me entre os vossos amigos.Muito obrigado RafaelMuito obrigado CelesteRui Felício