quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

419 PENELA candidatura às "7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL"

GRUTAS DE TALISMÃ
PEDRA DA FERIDA

Município apresentou candidaturas às 7 Maravilhas Naturais

Pedra da Ferida e Grutas Talismã candidatas às “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”
O Município de Penela como forma de dar a conhecer algum do seu Património Natural candidatou a Pedra da Ferida e as Grutas Talismã às “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”.

A Cascata da Pedra da Ferida localiza-se na Serra do Espinhal e destaca-se pela sua cascata com cerca de 32 metros, assim como pelas particularidades existentes na diversidade da sua fauna e flora. Com um percurso a ela associado que se desenvolve ao longo da linha de um curso de água conhecido como Ribeira da Azenha. Neste troço é também constante a presença de engenhos de água – as azenhas, lugares de afecto e de trabalho, outrora, tão valiosos no ciclo do pão. Estas construções constituem um verdadeiro património, que enriquece a paisagem apelando às nossas raízes e à nossa memória colectiva, de um passado em que o homem interagia harmoniosamente com a natureza.

A espeleologia é uma das potencialidades do Concelho. Apesar de só agora começarem a ser divulgadas ao público, as grutas Talismã têm sido exploradas por vários grupos espeleológicos e encontram-se ainda em fase de estudo. Situadas a sul da nascente do Rio Dueça, e a escassos metros da EN 110, na zona de Taliscas, as Grutas de Talismã são consideradas das maiores grutas do nosso país, recheadas de enormes e belas estalactites.

Sendo 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade, estas candidaturas que a autarquia apresenta às “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretendem reforçar o valor do vasto Património Natural do concelho de Penela, que se estende desde a Serra do Espinhal e o seu Xisto até à Zona calcária de Sicó, tornando-o assim tão particular.

2 comentários:

Manuela Curado disse...

O teu texto presta-se a mais uma viagem pelo lindo Portugal.
De facto, esse conselho é muito bonito.
Já visitara Penela e zona envolvente há muitos anos atrás. Voltei a reviver a Vila por duas vezes.
Uma, nas minhas voltinhas costumeiras aquando a minha permanência em Coimbra.
A segunda convosco na tua bem organizada Rota.
Sempre me deslumbro com novos pormenores.
Beijinhos para toda a família

Manuela Curado disse...

Vim espreitar se havia novidades e voltei a ler o que escrevera.
"erro de palmatória"
Dou-te de conselho que fales mais do teu lindo Concelho de Penela.
Um beijão