quarta-feira, 7 de março de 2018

RECORDAÇÕES - AS MINHAS PRIMEIRAS FOTOGRAFIAS-DE PENELA AO LAVACOLHOS

A minha primeira fotografia!Talvez aos 7 anos.Mas fica gira enquadrada com todos os componentes deste grupo.
Foi tirada (continua o talvez) por volta de 1943, antes da partida de uma caminheta para a Nazaré-mais própriamente para o Sítio da Nazaré-por altura das Festas de Nossa Senhora da Nazaré que se realizavam em Penela nesse tempo, e a excursão tinha por missão levar os fiéis devotos desta Nossa Senhora à festa religiosa que nesta mesma altura se realizava na Nazaré, cuja Igreja era no Sítio

Mas tinham uma missão: levar o Círio-Círios e Peregrinações - Confraria de Nossa Senhora da  NAZARÉ. Lembro-me que dormimos todos num único salão(tudo ao molhe e fé na Nossa Senhora).

Mas voltando à foto, estou com uma camisola aos losangos, que foi comprada com o meu primeiro ordenado de ARDINA!

O meu pai( que era o motorista da carreira entre Penela e Coimbra, trazia ao fim do dia os jornais-O Século e o Primeiro de Janeiro- e que eu ia distribuir pelos assinantes e vender mais 2 ou 3 se houvesse compradores.Demorava quase 1 hora a fazer a distribuição, confortavelmente calçado com umas tairocas cuja sola era de pau!

Lá ia recebendo uns mimos de alguns assinantes-um papo - seco com manteiga, outras vezes com marmelada…

Terá sido o ordenado de um ano inteiro…

Nesta foto  talvez só eu e a minha prima Olinda Rafael(madrinha
OUTRAS DOS / AOS !12
                                 Comunhão solene
                                 Foto oficial já com o emblema da Académica..
   Ardina
   O ardina com amigos-Novos e mais velhos de Penela
    Com os mais amigos no "palanque" do Rancho infantil
   Rancho Infantil de Penela-ensaiado por meu pai Manuel Rafael.. Os meus pares a Fernanda na ptimeira fila do lado direito, antes do último.. e a Ilda primeira da esquerda da 2ª fila

Uma equipa dos miudos de Penela-o da camisola aos losangos sou eu...e dono da bola!
JÁ EM COIMBRA


    Baile das excursões da Isabel Umbelino e Pai Soares. Eu e a Celeste Maria(no namoro...ou antes)
   Lá estou eu em cima do lado esquerdo...
    A excursão dos 2 escudos e ciquenta poer semana organizada pelo pelo senhor Soares
   IDEM
    Talvez  Viana do Castelo...o primeiro em baixo do lado direito
   Ainda uma excursaõ. O primeiro do lado direito
   Praia da Gala-Figueira da Foz- Com a toalha pelo pescoço
    Aquando de um acampamento na Gala .F.Foz do lado esquerdo do João Neto e Mário Santos
  No cavalo selvagem: A Esmeralda com as mãos nos meus ombros
     Raul Chocolate(Vieira) e eu


      Será no Cavalo Selvagem? Eu em cima de gravata ao lado
    Voleibol num torneio : Em baixo à esquerda entre o Emilio e o Domingues. Em cima: João Neto, ZÉZÉ e Joca
  Equipa oficial do Bairro de Voleibol. A bola é minha-Outros
Em baixo esquerda:-Domingues,eu,Emilio e Mário Santos
Em cima: esquerda.Rui Umbelino, João Neto,João Azevedo, Carlos Sabino, Tó Gonçalves e Mauel Joaquim
   O Fernando Pipa e o Fernando Rafael
 No Centro Norton de Matos  Num dia de baile. De costa Teresa hoje casada com o primeiro da direita na mesa José Alvim, Eu e Celeste Maria, Dona Rosa e João José
   Equipa dos Solteiros identificados em cima
  Excursão a Viana do Castelo:Primeiro da penúltima fila

   Confraternização depois de um Casados/Solteiros- Estou à esquerda entre Rui Umbelino e Teixiera Lopes
Em Baixo- No Centro Norton de Matos( VERBENA) Celeste Maria, Dona Rosa, Sr Ferreira e eu
Mudança de solteiro para casado  na presença do Padre Anibal

Já com o lavacolhos  e meus saudosos irmão e cunhada
Um percurso Fotográfico

4 comentários:

São Rosas disse...

Grande reportagem, Rafaelito!
Ficas bem de camisola aos losangos. E isso da bola ser sempre tua, era truque para conseguires jogar sempre?

DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Mas é que era sempre!
Começávamos a jogar às 14 horas e terminávamos às 18 horas
São Miguel contra São Miguel.
Em 1949 quando houve um vendaval(não do Tony de Matos...)uma baliza ficou caída e uma trave partida. Como havia junto ao campo(Rossio) uma casa habitada com telheiro e várias madeiras, fomos lá e arranjámos o poste que faltava...
Mas o dono chamou a GNR e fui engavetado e levado para a "pildra"!
Chamaram a minha mãe....soltaram-me mas á noite quando o meu pai chegou do serviço lá levei a tareia do costume!
O companheiro do asslato fugiu(era filho de um GNR) e foi esconder-se atrás do presépio da Santa Eufémia. Era Natal.Também deve ter levado da receita em casa!

Paulo Moura disse...

Eu também fui uma vez ao posto da GNR, prestar declarações. Mas foi por ter chamado um nome feio a uma moça lá da terra que não tinha os cinco bem medidos. Mas teve-os o suficiente para apresentar queixa.
Quanto à bola, por vezes a bola era minha... e mesmo assim, não me escolhiam. No mínimo, ficava sempre para último... e normalmente, a equipa mais fraca dizia "fiquem vocês com ele, que têm a equipa mais forte".

olinda Rafael disse...

Estas fotografias são uma relíquia!
A memória não as apaga as boas e as menos boas...
De cachopa, em Penela, não tenho fotografias!
Foste privilegiado e, o Paulo também, em relação às meninas nesta fartura de fotografias.....
Mas saudades tenho muitas, pois foi lá que vivi o aconchego da toda a família já que foram apenas 8 anos da minha vida em que tive o pai presente!
E a vida foi andando,umas vezes bem outras vezes menos bem e pronto.