sábado, 28 de fevereiro de 2009

310 MERCADO TRADICIONAL

HOJE SÁBADO da parte da manhã regressa a PENELA O MERCADO TRADICIONAL!
Nele de reunem os produtoss da terra e apresenta uma oferta variada que prima pela frescura dos alimentos e pela sua origem caseira!
O espaço escolhiodo para acolher o certame é, uma vez mais a praça da República da vila.
Constitui uma oportunidade para os agricultores do concelho, que praticam uma agricultura familiar e de conservação escoarem o excesso da sua produção.
Este desafio da Câmara de Penela é, pois, no sentido de incentivar os municipes a "fazerem as sua compras neste espaço", contribuindo, assim, para "manterem viva a tradição dos mercados agrícolas e do mundo rural"

Fonte:DC

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

308 Assalto ao Castelo no Corso de Carnaval do Bairro Norton de Matos- PARTE II

Carrosséis e Farturas....
O Júri: Dr. Jorge Antunes-Presidente da Assembleia de Freguesia
Francisco Andrade-Presidente Junta de Freguesia
Dr Mário Nunes Vereador da Cultura Câmara Municipal

Inicio do Corso


Rancho Folclórico Ribeira de Frades



Um redil de Ovelhas e cordeirinhos e seus pastores...

Uma Turma brasileira...

idem....

Ainda a Turma brasileira no Carro da Firma patrocinadora













A nossa amiga Ló....

Os índios da Clube da Arregaça...



ainda os Indios do Clube Desportivo da Arregaça









Por fim a Rainha...que teve de mudar de carro já que o carro real...pregou partida e já não quis andar mais...






















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

307 CARNAVAL PENELA E BAIRRO NORTON DE MATOS PARTE I

Sobre o Tema "Desenvolvimento sustentável e as energias renováveis"
Baile de carnaval no Centro Norton de Matos


História e etimologia

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelos exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas sendo o Carnaval do Rio de Janeiro considerado o mais importante do mundo.
Fonte: Net